quarta-feira, 28 de maio de 2008

PROJETO HEMEROTECA

O PROJETO HEMEROTECA surgiu pela iniciativa da funcionária MARES STELLA CORREA DOS SANTOS, lotada na secretaria da nossa escola. A Mares, está finalizando seus estudos no CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO MULTIMEIOS DIDÁTICOS, de responsabilidade do NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DA SUPERINTÊNDENCIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E CONTINUADA, sob a orientação da tutora Profª. ELENICE VILELA LIMA.
A criação de uma “hemeroteca” na biblioteca da escola tem como objetivo manter atualizado o acervo bibliográfico ao mesmo tempo desenvolvendo nos alunos a habilidade de organizar os recortes de reportagens de interesses específicos. Além de destacar uma nova perspectiva para a importância da biblioteca na vida e formação dos estudantes. O projeto tornou-se possível através de parceria entre alunos, professores, coordenadores, bibliotecários, que juntos podem coletar informações pertinentes que organizadas poderão servir como fonte de pesquisas posteriores.
Oportuniza também o conhecimento da realidade social e desenvolvimento do olhar crítico, lembrando que uma informação jornalística, mesmo que desatualizada passa a ter interesse histórico. Com o uso do jornal o estudante aprende, na prática, a cidadania, e está sendo estimulado a opinar, optar e agir, desenvolvendo assim suas atividades.
O projeto tem como objetivo levar o aluno a ler as notícias desenvolvendo o espírito crítico e seletivo. Além disso, oportunizará que os alunos tenham o gosto pela leitura de jornais, revistas e outros, abstraindo de um artigo de jornal seu assunto preferido.
Metodologicamente, os alunos do Ensino Fundamental e Médio, juntamente com os coordenadores farão uma mobilização para conseguirem jornais diversos, revistas etc., que serão usados como fontes de pesquisas. Após essa etapa inicial, irão pesquisar notícias pertinentes a um assunto escolhido pelo grupo com o apoio do colaborador ou orientador. Selecionada a notícia, os alunos trarão para o professor e serão colocadas no mural. A reportagem será recortada e colocada numa pasta, para que todos possam ler. As pastas com os recortes estarão disponíveis aos alunos, professores e coordenadores na biblioteca da escola. O projeto será efetuado nos meses de fevereiro de 2008 a maio de 2008, entretanto o projeto poderá se estender por tempo indeterminado.
Luzia(funcionária da biblioteca) Elenice e Mares
Deusa( coordenadora pedagógica), Elenice(tutora do curso), Lunamar(diretora da escola) e Mares(realizadora do Projeto HEMEROTECA)
Alunas do CURSO PROFUNCIONÁRIO em nosso Laboratório de Informática

MARES e sua tutora no curso, em frente ao mural HEMEROTECA, na biblioteca da nossa escola.


Nenhum comentário: